Livros de autoajuda com base teórica para indicar aos pacientes

Em momentos diversos da terapia, podemos sentir a necessidade de indicar alguma leitura para nossos pacientes. No entanto, em virtude da grande oferta de títulos, os terapeutas podem ficar perdidos sobre o que exatamente recomendar. Além disso, muitas obras não têm fundamentos teóricos ou científicos, consistindo em textos superficiais ou inadequados para um contexto psicoterapêutico. Neste post vou listar boas indicações para pacientes no âmbito das Terapias Cognitivo-Comportamentais. Lembre-se de LER os livros antes de indicar, pois pode ser que haja algo que não se adeque ao seu paciente nessas obras, podendo mais atrapalhar do que ajudar. Além disso, nada mais constrangedor do que o paciente comentar algo sobre o livro e você ficar com "cara de tacho". Outro ponto: não é porque esses livros oferecem ferramentas práticas que você vai aplicar tudo de forma indiscriminada. Lembre-se de contextualizar tudo, fazer uma boa conceitualização de caso e de que o outro é um ser humano e não um receptáculo de técnicas. Todo livro deve ser filtrado e criticado. Não é porque ele está aqui indicado que ele é perfeito. Você pode discordar de diversos pontos. No conjunto das obras, penso que são boas referências.

1 - Como lidar com as preocupações - Robert Leahy, Editora Artmed

Um clássico da autoajuda entre os terapeutas cognitivo-comportamentais, este livro é uma jóia para quem tem pacientes com preocupações recorrentes (com ou sem diagnóstico de TAG). O livro explica os mecanismos psicológicos das preocupações e apresenta separadamente formas úteis de lidar com este processo de forma direcionada a diferentes áreas (saúde, relacionamento, trabalho etc.). Com a escrita agradável de Robert Leahy, este livro não pode ficar de fora da biblioteca dos interessados em TCC.

2 - Quando a raiva dói - Matthew McKay, Peter Rogers  e Judith McKay, Editora Summus

Este livro é excelente para quem precisa de algum material para trabalhar com pacientes com déficit no manejo da raiva. Totalmente baseado na TCC, a obra oferece ferramentas práticas e textos psicoeducativos para o atendimento ao público "não tão calmo".

3 - Morrendo de vergonha - Barbara Markway, Cheryl Carmin, C. Alec Pollard e Teresa Flynn, Editora Summus

Indicado para pessoas com fobia social ou ansiedade social que causa algum prejuízo no funcionamento cotidiano. Também todo baseado na TCC, pode dar excelentes dicas de exercícios e psicoeducação.


4 - A mente vencendo o humor - Dennis Greenberger e Christine Padesky, Editora Artmed

Clássico da TCC que dispensa comentários. Se você trabalha com TCC, compre já este livro que encontra-se na segunda edição, que engloba avanços importantes da área.

5 - Liberte-se- Russ Haris - Editora Agir

Este livro tem como base a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Em linguagem fácil e repleto de exercícios, é uma obra que vale a pena ler, praticar e indicar. Recomendo também como um texto introdutório para o estudo da ACT.

6 - Amar ou depender? - Walter Riso, Editora LP&M

Walter Riso é polêmico e divide opiniões. Ele provavelmente é um terapeuta incisivo. Nem todos gostam do seu estilo. Terapeuta cognitivo de formação, ele escreveu um livro que também já se tornou um clássico. Este livro em especial é muito bom para pacientes que estão inseridos em um relacionamento abusivo ou que apresentam dependência emocional com seus parceiros.

7 - Pare de fazer drama e aproveite a vida - Rafael Santandreu, Editora Sextante

Escrito pelo psicólogo espenhol Rafael Santandreu, este livro tem como base a Terapia racional emotiva comportamental (TREC) de Albert Ellis. Escrito em linguagem bastante acessível, o livro explica algumas bases teóricas para que o paciente entenda alguns conceitos chave e depois direciona este conhecimento para temas como solidão, vergonha, relacionamentos, stress, tolerância a frustração, autoestima e outros.

8 - A coragem de ser imperfeito - Brené Brown, Editora Sextante

Brené Brown é PhD em serviço social e ficou famosa em palestras do TED. Sua oratória e didática são excelentes, o que fez render muitas visualizações de suas apresentações. Em seu livro !A coragem de ser imperfeito" ela discorre sobre o tema da vulnerabilidade, tornando mais exposta a nossa faceta humana de que não somos "super". Em tempos em que estamos imersos em uma cultura do desempenho e da felicidade obrigatória, Brown nos brinda com um antídoto à tirania dos deveria, fazendo-nos aceitar a porção imperfeita de nós mesmos.

9 - Atenção plena - Mindfulness - Mark Williams e Danny Penman, Editora Sextante

Este livro oferece um programa de oito semanas com exercícios de atenção plena para praticar. É um texto muito prático que não deve ser devorado e sim "degustado" aos poucos, fazendo os exercícios no devido momento. A linguagem é muito simples e ainda vem com um CD guiando as práticas. Vale a leitura e recomendação a pacientes com quem você trabalha a atenção plena. Duas opções (também com CD) para este livro são "Manual prático de Mindfulness" de Teasdale, Williams e Segal (Editora Pensamento) e "Atenção plena para iniciantes" de Jon Kabet-Zinn (Editora Sextante).

10 - Ele se acha o centro do universo - Wendy Behary, Editora Best Seller

Baseado inteiramente na Terapia do Esquema, com prólogo assinado por Jeffrey Young e prefácio feito por Daniel Siegel, esta obra é fundamental para aquelas pacientes que namoram um cara que "se acha". No entanto, não é só isso. Vários trechos do livro servem como psicoeducação sobre esquemas desadaptativos remotos para pacientes que não necessariamente estão com um narcisista. O texto dispõe de diversos exercícios que também podem ser utilizados em momentos diversos da terapia. Serve como uma bom contato inicial com a terapia do esquema também.

11 - Vença a depressão antes que ela vença você - Robert Leahy, Editora Artmed

Robert Leahy dispensa apresentações: é um dos maiores escritores da área de TCC no mundo. Sua habilidade de escrita e volume de produção são absurdos. Neste livro, o consagrado autor discorre sobre a depressão e seus sintomas. Com um capítulo dedicado a cada aspecto do transtorno, Leahy oferece ferramentas práticas para que o leitor lide com cada aspecto da depressão. Alguns tópicos abordados são: motivação, ruminação, amizades, solidão e autocrítica.

12 - Ajudar-se a si mesmo - Lucien Auger, Editora Loyola

Escrito por um terapeuta francês, este livro é inteiramente baseado na TREC, assim como o do Rafael Santandreu já mencionado. Recheado de exemplos de casos, o livro tem uma leitura bastante fácil além de ser bem fininho. É excelente para ser utilizado como psicoeducação de pontos da TREC caso queira trabalha-los.

13 - Eduque com carinho - Lidia Weber, Editora Juruá

Este é um livro de base comportamental. Há duas versões dele: para pais e para os pais lerem com a criança. É uma excelente sugestão para uso no processo de orientação a pais que não sabem como lidar com comportamentos dos filhos como birras, atitudes desrespeitosas, teimosia etc. O livro oferece alternativas eficazes ao bater e gritas com as crianças.

14 - As dez bobagens que pessoas inteligentes cometem e técnicas eficazes para evita-las - Arthur Freeman e Rose DeWolf, Editora Guarda-Chuva

Este livro é muito útil para psicoeducação e trabalho das distorções cognitivas. O primeiro autor é um experiente terapeuta cognitivo que aborda de forma eficaz dez desses processos, explicando de maneira simples algumas estratégias (baseadas na terapia cognitiva beckiana) para o questionamento das mesmas. Um livro clássico, que vale a pena ter na biblioteca seja para indicar ou para estudar mesmo.


15 - Autocompaixão - Kristin Neff, Editora Lúcida Letra

Este livro é repleto de exercícios. Escrito em linguagem fácil de compreender, Kristin Neff oferece a autocompaixão como alternativa à autoestima, fazendo-nos perceber que temos direito a não nos "sentir bem" e achar coisas "erradas". O livro brinda, em vários momentos a autovalidação em contraposição à não aceitação. Em uma cultura que valoriza o "ser melhor do que o outro", Neff propõe a libertação dessa tirania, fazendo o leitor refletir sobre o que é realmente importante.

16 - Vencendo o Transtorno obsessivo-compulsivo - Aristides Cordioli, Analise Vivan e Daniela Braga - Editora Artmed

Uma indicação clássica apra trabalhar pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. É um livro informativo, pontual e que oferece exercícios para auxiliar terapeutas e pacientes no processo terapêutico. É material obrigatório para quem trabalha com TCC para o TOC.

17 - Autoestima para homossexuais - Kimeron Hardin, Editora Summus/GLS

Livro escrito para a população LGB (o T fica de fora na minha opinião) pelo terapeuta cognitivo Kimeron Hardin. Um dos únicos do gênero no Brasil, o autor consegue, em linguagem acessível, adaptar o modelo cognitivo a esta população, trazendo também informações sobre o peso da cultura/sociedade no processo de não aceitação da homossexualidade. É uma leitura que pode ser muito útil no processo terapêutico de minorias sexuais.


* Bônus (para pessoas que lêem em língua inglesa)

18 - Reinventing your life - Jeffrey Young e Janet Klosko

Leitura para psicoeducação de esquemas desadaptativos remotos. Os autores usam o termo lifetraps (armadilhas da vida), que pode parecer mais fácil para alguns pacientes entenderem.

19 - Get out of your mind and into your life - Steven Hayes e Spencer Smith

Livro sobre ACT. Também repleto de atividades, é um bom livro para iontrodução de ACT com exercícios práticos.

20 - Love is never enough - Aaron Beck

Livro voltado para casais. Excelente! Infelizmente esgotado no Brasil (fora publicado pela rosa dos tempos como "Só o amor não basta").

21 - Don't let your emotions run your life - Scott Spradlin

Livro baseado na Terapia Comportamental Dialética também repleto de exercícios e linguagem acessível. Pode ser usado com casos diversos que apresentam desregulação emocional.


Há outros títulos muito bons no mercado. Seria impossível listar todos eles aqui. A recomendação é que você pesquise quem é o autor, veja se tem alguma bibliografia ou teoria de base, leia resenhas ou a orelha do livro com atenção. Fuja de autores que não têm nenhuma qualificação em áreas de saúde mental. Quase todos os livros aqui citados podem ser encontrados facilmente na Internet.


Comentários

  1. Recomendo para as crianças com TDAH o livro infantil JOÃO AGITADÃO da Ed. Caravansarai. O livro aborda de forma leve e divertida características do comportamento dessas crianças e redefine com uma conotação positiva a hiperatividade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ondas e/ou gerações em TC e/ou TCC?

Colaboração em terapia